terça-feira, 6 de setembro de 2011

Horizonte Portugal - Diário imaginário em dias de Verão (IX)


Sexta-feira, 5 de Agosto
Crepúsculo diário
Mata do Fontelo. Viseu. 2011

Várias vezes termino o meu dia na mata do Fontelo, em Viseu, onde vou com o meu filho mais novo. Se o meu trabalho vive num limbo de solidão, o olhar vivo e desafiador dos meus filhos impede, definitivamente, a possibilidade de me perder. Questiono-me sobre o que sou para eles, o que poderei vir a ser. Regularmente regresso ao universo de meu pai. Na minha atividade profissional não há apenas fotografias, mapas, tarefas técnicas. Ocasionalmente, como agora acontece, regresso à obra poética de meu pai e trabalho no espólio por ele deixado há mais de trinta anos. É um número vasto de documentos, que vai desde poemas autógrafos, datiloscritos, provas revistas, mas também peças de vestuário, ou um fato de mergulho, e ainda um número elevado de bilhetes de ingresso em espetáculos, cinemas, jardins, títulos de transporte para diferentes destinos. É sobre este rasto documental que fixo o olhar e construo o meu próprio ser, que me interrogo sobre o passar do tempo. Sobre um turbilhão aparentemente desconexo de ideias, reflexões e vivências, tento definir um fio condutor e um universo de sentido, sobre o qual elaboro projectos de expressão. São dias contínuos de permanente construção, de aproximação e fuga a conceitos esquivos, que surgem como uma névoa que, num tempo breve, oculta o acessório e expõe o essencial. Este é o registo dos meus passos que se sucedem na amenização de um confronto desideologizado, sem Deus, de fascínio pelo puro caminhar, numa diversão de pensamento e de viagens imaginárias, a par de um desejo de comunicação, de partilha de tão grandes singularidades que encontro nos lugares, nos objectos que posso fotografar ou descrever, que a luz descobre e a escuridão revela.
(Este é o último texto deste diário imaginário em torno do Horizonte Portugal. Estas palavras foram publicadas no Jornal de Letras nº1066, de 10 a 23 de Agosto de 2011)

Sem comentários:

Enviar um comentário