terça-feira, 20 de setembro de 2011

Preâmbulo (a curso de fotografia)


Em cursos lectivos regulares, em workshops sobre vários aspectos da fotografia, em palestras e conferências de diversos temas, algumas centradas sobre o meu próprio trabalho, na edição e no levantamento fotográfico do espaço português, fui sistematizando conceitos no âmbito do universo da fotografia, de que aqui irei dar conta. Este é um trabalho que não tem fim, por ser inacabado pelo seu/meu próprio desejo e por não ter um destino. De cada vez que volto ao tema, para cada convite que me é dirigido para falar sobre fotografia, revejo a forma e a base de apresentar estas reflexões, que altero constantemente com o decurso da minha própria experiência profissional. Não se trata aqui apenas de fotografia, mas, principalmente, da continuada procura de soluções criativas, documentais e de comunicação, para a representação de uma realidade humana que observo, da pele 'luminosa' de coisas e objectos, de seres comunicantes que habitam e se movem dentro dessa pele, que é feita da mais diversa natureza.

Margens do rio Ponsul. Idanha-a-Velha. Idanha-a-Nova. Castelo Branco. 2005

Sem comentários:

Enviar um comentário