quinta-feira, 23 de maio de 2013

Percurso

Vila do Conde. 1982
[Entrevista JEF 02] José Eduardo Franco: Como se foi desenvolvendo, ao longo do seu percurso de formação e de reflexão, a paixão pela fotografia? Como define a Arte Fotográfica? A fotografia será mais uma arte, uma técnica ou mesmo uma ciência?

A fotografia começou para mim em 1982. Estava em Vila do Conde, onde viviam os meus avós maternos, quando peguei numa Voigntlander Vito CD, de minha mãe, e fui para a linha de mar fazer algumas fotografias a preto-e-branco. Já na altura sentia um forte fascínio pela imagem fotográfica, pelo seu poder de fixação das paisagens. A partir daí, não mais parei de fotografar e de acompanhar esse desejo com a aprendizagem da técnica da fotografia, que na altura fiz através de leituras, pois a informalidade com que me dedicava a este fazer, não me levou a procurar uma formação académica na área. Em 1986 fui estudar arquitetura para o Porto, sem nunca ter abandonado a fotografia a que me ia dedicando com uma intensidade cada vez maior. Foi pela formação em arquitetura que apreendi e aprofundei o olhar sobre a paisagem e sobre a própria arquitetura. A fotografia era a forma de registar o fascínio pelos lugares, pela sua extraordinária diversidade, pelo modo como os humanos vão construíndo um território específico.

Sem comentários:

Enviar um comentário