quinta-feira, 19 de março de 2015

O fim de dois movimentos

[Jesus Cristo 09] Do primeiro movimento, do trabalho de recolha fotográfica, decorrido em mais de cinco anos, ficou uma latência, uma espera. Só quando terminado o segundo movimento, dentro do arquivo, é que um crivo mais apertado de escolha de fotografias começou a tornar nítida esta face que avançava da terra envolvente e adquiria autonomia. Lembro a analogia da própria escultura em pedra, em que, dentro de um bloco informe, vamos retirando a matéria de desperdício que envolve a peça que finalmente encontramos. Aqui, num arquivo grande de imagens, também foi pela decantação de matéria adjacente, que chegámos a um corpo de representações, de uma figuração emergente.
Alvarães. Viana do Castelo. 10.09.2003

Arcos. Ponte de Lima, Viana do Castelo. 24.08.2001

Padrão, Alvarães. Viana do Castelo. 10.09.2003




2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Olá Duarte, a propósito desta série de cruxificados, lembrei-me de um cruzeiro manuelino de Castelo Branco - o Cruzeiro de São João - que certamente já fotografaste. De qualquer modo envio aqui um link:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_patrim%C3%B3nio_edificado_no_distrito_de_Castelo_Branco#/media/File:Cruzeiro_de_Castelo_Branco.jpg
    grande abraço, Rui Oliveira

    ResponderEliminar