domingo, 7 de junho de 2015

Ponte D. Luís I

[pst 011] A história da Cidade Invicta é também a das suas pontes, da travessia do Douro. A Ponte das Barcas foi destruída durante a fuga da população portuense às tropas francesas, em 1809. Morreram centenas de pessoas. Em 1843 é construída a Ponte Pênsil, sendo ainda visível na margem direita do rio,  parte da sua estrutura. Veio a seguir a ponte ferroviária de D. Maria, obra sublime da engenharia do ferro. A Ponte D. Luís foi inaugurada em 31 de Outubro de 1886. Em aço, é formada por dois arcos de curvas parabólicas divergentes e por dois tabuleiros, um superior, que liga a Serra do Pilar ao morro da Sé, e outro inferior, unindo a Ribeira do Porto às caves do vinho generoso de Vila Nova de Gaia. Durante a cheia de 1909, o nível da água esteve a meio metro do tabuleiro inferior, o que voltaria a acontecer em Janeiro de 1962. Foram os momentos mais críticos da vida da Ponte. Mais tarde seria construída a Ponte da Arrábida, depois a Ponte São João, ferroviária, e recentemente a Ponte do Freixo.
 
10. Ponte D. Luís I. — Porto. 17 de abril de 1990.

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